Por Marco Sousa

Pavel Durov, criador do Telegram sentou o pé no Facebok com toda a classe que as redes sociais permitem. Abaixo segue o texto traduzido para a língua portuguesa e o link para a postagem original de Durov.
"Ouvi dizer que o Facebook tem um departamento inteiro dedicado a descobrir por que o Telegram é tão popular. Imagine dezenas de funcionários trabalhando exatamente nisso em tempo integral.
Estou feliz por economizar dezenas de milhões de dólares no Facebook e dar nosso segredo de graça: respeite seus usuários.
Milhões de pessoas estão indignadas com a última mudança nos Termos do WhatsApp, que agora dizem que os usuários devem alimentar todos os seus dados privados para o mecanismo de anúncios do Facebook [1]. Não é surpresa que a fuga de usuários do WhatsApp para o Telegram, já em curso por alguns anos, tenha acelerado.
Com cerca de 500 milhões de usuários e crescendo, o Telegram se tornou um grande problema para a corporação Facebook. Incapaz de competir com o Telegram em qualidade e privacidade, o WhatsApp do Facebook parece ter mudado para o marketing secreto: os editores da Wikipedia recentemente expuseram vários bots pagos adicionando informações tendenciosas ao artigo da Wikipedia do WhatsApp [2].
Também detectamos bots
que espalham informações imprecisas sobre o Telegram nas redes sociais. Aqui
estão os 3 mitos que eles estão promovendo:
Mito 1. “O código do Telegram não é open-source”. Na realidade, todos os aplicativos clientes do Telegram são de código aberto desde 2013 [3]. Nossa criptografia e API são totalmente documentadas e revisadas por especialistas em segurança milhares de vezes. Além disso, o Telegram é o único aplicativo de mensagens no mundo que possui compilações verificáveis para iOS e Android [4]. Quanto ao WhatsApp, eles ofuscam intencionalmente seu código, impossibilitando a verificação de sua criptografia e privacidade.
Mito 2. “Telegram is Russian”. Na verdade, o Telegram não tem servidores ou escritórios na Rússia e foi bloqueado lá de 2018 a 2020 [5]. O Telegram ainda está bloqueado em alguns países autoritários como o Irã, enquanto o WhatsApp e outros aplicativos “supostamente seguros” nunca tiveram nenhum problema nesses lugares.
Mito 3. “O telegrama não está criptografado”. Cada chat no Telegram foi criptografado desde o lançamento. Temos Secret Chats que são ponta a ponta e Cloud Chats que também oferecem armazenamento em nuvem distribuído e seguro em tempo real [6]. O WhatsApp, por outro lado, teve criptografia zero por alguns anos, e então adotou um protocolo de criptografia financiado pelo governo dos Estados Unidos [7]. Mesmo se assumirmos que a criptografia do WhatsApp é sólida, ela é invalidada por meio de vários backdoors e da dependência de backups [8].
Só em 2019, o Facebook gastou quase 10 bilhões de dólares em marketing [9] (acho que isso inclui bots pagos na Wikipedia e outros sites).
Ao contrário do Facebook, o Telegram não gasta nenhum dinheiro, muito menos bilhões de dólares, em marketing. Acreditamos que as pessoas são inteligentes o suficiente para escolher o que é melhor para elas. E, a julgar pelo meio bilhão de pessoas que usam o Telegram, essa crença é justificada".
[1] - WhatsApp dá aos usuários o máximo - compartilhe dados com o Facebook ou perca o acesso (https://www.trustedreviews.com/news/whatsapp-gives-users-ultimatum-share-data-with-facebook-or-lose-access -4117377)
[2] - Em dezembro de 2020, o artigo
da Wikipedia sobre o WhatsApp tinha o rótulo “Este artigo pode ter sido criado
ou editado em troca de pagamentos não divulgados, uma violação dos termos de
uso da Wikipedia”. A investigação relacionada é discutida aqui
(https://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Sockpuppet_investigations/VentureKit/Archive).
[3] - Código fonte do telegrama
(https://telegram.org/apps#source-code)
[4] - Versões reproduzíveis para
aplicativos de telegrama (https://core.telegram.org/reproducible-builds)
[5] - Sobre a resistência digital na
Rússia (https://t.me/durov/117)
[6] - Criptografia On Telegram
(https://t.me/durov/57)
[7] - O governo dos EUA financiou o
WhatsApp Encryption
(https://www.vocativ.com/news/307106/whatsapp-encryption/index.html)
[8] - Por que o WhatsApp nunca será
seguro (https://telegra.ph/Why-WhatsApp-Will-Never-Be-Secure-05-15)
[9] - Gastos com marketing do
Facebook de 2010 a 2019
(https://www.statista.com/statistics/506867/facebook-marketing-spending/)
Link para o texto original de Durov ► https://t.me/durov/145